segunda-feira, 7 de junho de 2021

Sonho 35 (a manada de elefantes)





Um dos ambientes onde passei a infância e a adolescência, tão singular e enorme como ele só, volta a marcar presença. O colégio Pasqualini não tinha um simples pátio, mas uma verdadeira área de preservação ecológica. Muito me fascinava o grande campo de futebol, em grama natural, no tamanho adequado para jogos profissionais; mas que em vez de arquibancadas, era rodeado por árvores de mata nativa e diversificada vegetação.
 
Querendo apenas lá passear, e fora do horário em que o espaço era usado por estudantes ou visitantes, ia eu me aproximando despreocupado dos pinheirais que se faziam guardiões do local. Foi então que vi, ao longe, com muito espanto, a imagem surreal de uma manada de elefantes africanos ocupando o campo. Na dianteira, e junto ao acesso principal, ficavam de guarda dois machos, lado a lado. Aspecto bem austero, orelhas e presas descomunais.
 
Durante um tempo, não me movi. Não avancei, não recuei. Apenas contemplei de longe. Os vigias paquidermes também se mantiveram brevemente estáticos, e eu desconfiava que me fitavam, mesmo eu estando ainda há uns cinquenta metros do campo.
 
Subitamente, começaram a correr em minha direção. Disparei, igualmente, em retroação. Uma perseguição que se iniciou entre os pinheiros, e em seguida sobre a via de paralelepípedos ladeadora das canchas pavimentadas, para enfim nos projetar na longa estrada de terra que cruzava a zona de mata caducifólia, ainda parte do quilométrico terreno.
 
Sem sequer saber se ainda era perseguido, saí da estrada pela descida brusca do barranco ao lado da pequena choupana rústica onde outrora residia o velho jardineiro (que fora, há tempos, ali mesmo assassinado...). Eu sabia que, ao sopé da íngreme descida, existia certa vez um açude, onde se criavam alguns peixes; e que havia já secado (... misteriosamente.).
 
Pisava agora em solo lodoso, ao som de pássaros quero-quero, distantes grunhidos de máquinas de marcenaria e minha própria respiração, até meu despertar.







Art by: ww.bimago.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário